“Bártolo Pintura”

de António Jorge ‘Bártolo’
(n. 1975 – Viseu)

Exposição individual de pintura.
Óleo sobre tela e outras técnicas.

A inauguração desta exposição acontecerá às 17h do próximo sábado, dia 13 de fevereiro, na Sala Maior do Camo’81.

O artista estará presente.

A exposição terá a duração de 5 semanas.

“Independentemente da formação artística, o desenvolvimento das criações de Bártolo alicerçaram-se indubitavelmente no isolamento de mesas de cafés, com folhas de guardanapos e esferográficas, relativizando cada vez mais a formação académica. Aliás, a sua pintura desde muito cedo foi determinada por um afastamento de convenções técnicas instituídas, nascendo aí parte da singularidade do seu percurso. Na verdade, Bártolo assumiu o seu traço de assinatura em miniaturas gráficas, quase sempre em monocromáticos. A complexidade das formas de então foram-se desvanecendo, à mesma medida que foi conquistando espaço nas telas, e a paleta foi-se completando num processo de conquista de novos tons, de uma forma lenta, mas crescente.
A obsessão pelo rosto e pela expressão da inércia são recorrentes na obra de Bártolo, além de uma abundante verticalidade na disposição das personagens, percorrendo atmosferas melancólicas e sombrias, sem se afastar de uma harmonia latente e silenciosa.
Sendo um percurso ainda muito curto, o trilho escolhido por Bártolo é o da assumida procura, do que já foi apelidado por alguém, do ‘horrorosamente Belo’.”