História

Uma cooperativa Acrítica em Viseu com sede na rua do Carmo, 81.

O espaço cultural Carmo’81 está aberto desde Agosto de 2015 com o propósito do desenvolvimento do cenário artístico da cidade.

Desde então já organizou/acolheu/apresentou cerca de 200 actividades de cinema, música, exposições, masterclasses, feiras, conversas… contabilizando quase 400 convidados (em grande maioria forasteiros) e estimando público na ordem das 10.000 pessoas. Para além da frequência própria da actividade regular do bar.

Uma recente reorganização do espaço duplicou a capacidade de público, em espectáculos, para 200 pessoas, permitindo agora uma programação de maior escala numa cidade escassa em salas de médio porte.

200
EVENTOS
400
CONVIDADOS
8000
SEGUIDORES
10000
ESPECTADORES

Missão

O espaço Carmo’81 é a sede da Acrítica, CRL.
Pretendemos que este espaço seja um ‘braço armado’ daquela cooperativa, no melhor sentido da expressão, assumindo-se como um instrumento de intervenção na vida cultural de Viseu e não só. É um espaço versátil e metamórfico, mas com uma identidade forte e consistente. Entre outras, acontecem: Concertos, Exposições, Performances, Instalações, Sessões de Cinema, Livraria, Workshops, Masterclasses, Apresentações, Conferências, Tertúlias, Ciclos.

O objeto social da atividade da Acrítica é a valorização e divulgação do património sociocultural e reestruturação do tecido social e demográfico. Queremos promover e valorizar a produção artística e a criação de públicos através da intervenção no meio cultural local e nacional.

Além disso, a Acrítica, CRL, visa, em termos latos, alcançar os seguintes objectivos: privilegiar a memória imaterial e a valorização das potencialidades humanas; participar activamente na dinamização do tecido cultural; implementar serviços de qualidade; contribuir para a criação de emprego e sua sustentabilidade.

Tais objectivos podem vir a ser concretizados através de iniciativas como: criação e promoção de eventos; formações e workshops; animação sociocultural; residências e intercâmbios; intervenção social; desenvolvimento local e comunitário; prestação de serviços; outros.