O Carmo 81 apresentou ontem, pelas 18h30, em conferência de Imprensa, o programa da 2ª edição do CULT.URB_VISEU.FEST, que decorrerá de 1 a 30 de abril, no Carmo 81, em Viseu.

Nesta apresentação pública do Festival estiveram presentes a Vereadora da Cultura da CMV, Dra. Odete Paiva, assim como alguns convidados, jornalistas e público.

“Pretende-se uma mescla dos conceitos de cultura e de cidade com uma estratégia multidimensional. A diversidade de linguagens artísticas é uma das marcas do evento, sendo criados diferentes momentos que contribuam para um conjunto sólido e coerente, assim: música, arquitectura, edição de autor, livro e biblioteca, cinema, pintura e fotografia de retrato.”

O Festival arranca no dia 1 de abril com um concerto duplo de Galo Cant’Às Duas, pelas 22h, seguido de Memória de Peixe, pelas 23h. No campo da música estão previstos concertos de Riding Pânico (21 de abril), João LugattePaus (29 de abril) e ainda White Haus, para encerrar o festival, a 30 de abril.

O cineasta João Salaviza estará presente, a 13 de abril, para uma Masterclass “O Meu Cinema”, em que serão abordadas questões relacionadas com a linguagem do seu Cinema e a relação dos seus filmes com a cidade. Serão exibidas as curtas-metragens “Arena” (Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2009) e “Rafa” (Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, em 2012). No dia seguinte, pelas 22h, acontece outra sessão de cinema, com o filme “Tóquio” de Joon-Ho Bong, Leos Carax e Michel Gondry.

A 8 de abril realiza-se a 2ª edição da Mostra Internacional de Fanzines e de Edições de Autor, com cerca de 300 edições de autores de vários países e de vários continentes. Neste evento vão ser lançadas duas fanzines, a Karma #2 (com Inês Flor) e a Flanzine #15 (com João Pedro Azul).

Ainda no dia 8, será apresentado o projecto “A Rua do Carmo vem ao Carmo”, com o ilustrador L Filipe dos Santos (corcoise.net) e o fotógrafo John Gallo (johngallo.co.uk), que juntos vão realizar uma residência artística na Rua do Carmo da cidade de Viseu ao longo de 50 dias. A inauguração deste projecto dos dois artistas está agendada para 1 de julho, no Carmo 81.

Haverá ainda espaço para mais duas Masterclasses, uma dedicada à arquitectura e outra às letras. A primeira, a 18 de abril, intitulada de “O Papel do Edifício – Espectáculo Numa Cidade de Pequena/Média Dimensão” apresentada por Pedro Gadanho (Director do MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia). A segunda, será apresentada pelo escritor Rui Zink (autor de “Dádiva Divina” e “A Instalação do Medo”), no dia 20 de abril, pelas 22h.

Ao longo do mês de abril vão também acontecer vários workshops, uma feira do livro usado, três DJ’s Sets e duas sessões do Shortcutz Viseu.

O Festival CULT.URB é organizado pela Acrítica CRL e conta com a co-organização da Câmara Municipal de Viseu (com um orçamento de 46.850 euros, apoiado em 54%, no contexto do Viseu Terceiro 2017 – Programa para a Cultura).