/  S&S – “Nostalgia” de Andrei Tarkovski

A história de um poeta russo numa viagem profissional e espiritual pela Itália, para aprender sobre um compositor russo que estudou em Bolonha no século XVIII, antes de regressar à Rússia para se suicidar. Sozinho por escolha, o poeta percorre a paisagem italiana, incapaz encontrar o repouso espiritual que procura. Em vez disso, encontra um espírito-gemeo num aldeão louco.

O primeiro filme de Tarkovski após abandonar a União Soviética para escapar à censura, “Nostalgia” é um retrato do “estado de alma que assola os Russos quando estão longe da sua terra-mãe”, nas palavras do realizador. Co-escrito com Tonino Guerra, poeta italiano e co-argumentista frequente de Antonioni, Fellini e Angelopoulos.

“O cinema, mais que qualquer outra arte, é adequado para capturar movimento físico (ação, violência, desporto, sexo), mas não é particularmente dado a capturar movimentos da alma. No seu melhor, Tarkovski foi capaz de captar esse sentido de busca interna melhor que qualquer outro realizador” Kalvin Henely, Slant Magazine.

[alert type=white ]Sessão integrada no Ciclo Solos & Solidão, que o Carmo 81 e o Cine Clube de Viseu apresentam, em parceria, em Maio.[/alert]

9 Maio, 2018 @ 21:30
21:30

CCV / IPDJ

Preço CCV / IPDJ

EVENTOS