O Carmo’81 termina a apresentação das suas “NOITES COM CHARLOT” com a sessão 13.

Sessão Especial: “O Circo” (1928).

“Depois da sua triunfante passagem por Keystone de Mack Sennett e pela Essanay Film Manufacturing Company, em 1916, Charles Chaplin tornou-se no ator cómico mais bem pago no mundo ao assinar um contrato com a Mutual Film Company.

Além de um substancial beneficio económico, pode humanizar muito mais a sua personagem, conhecido por Charlot, tendo prestado as suas próprias experiências difíceis vividas em Londres.

Os 12 títulos que produziu para a Mutual entre 1916 e 1917 foram restaurados a 2K, a partir de novos materiais inéditos e esquecidos localizados em cinematecas e em colecções privadas de todo o mundo – sob o auspício da Associação Chaplin, tendo-se incorporado uma nova banda sonora.

Graças ao trabalho de Lobster Films, a Cinematexa de Bologna e Blackhawk e com o apoio de Michael Hazanvicius, Amitabh Bachchan, Alexander Payne, o filme Foundation de Martin Scorsese e Georges Lucas Family Foundation, entre outros, um século depois da sua estreia estas incontestáveis obras-primas voltam a brilhar com todo o seu esplendor.”