Sexta-feira, dia 15 de setembro, 21h45.
Sábado, dia 16 de setembro, 17h00.
Sexta-feira, dia 22 de setembro, 21h45.
Sábado, dia 23 de setembro, 17h00.
Entrada Livre

CICLO LUTA PELOS DIREITOS LGBTI

O Carmo 81 apresenta o Ciclo Luta Pelos Direitos LGBTI com o objectivo de debater e sensibilizar a população em geral para a luta pelos direitos de pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ou Intersexo). Através da exibição da série da HBO “When We Rise” e da web-série portuguesa “Já Melhorou” pretende-se sensibilizar o público para a origem do ativismo LGBTI, para as suas lutas pela igualdade de direitos, independentemente de quem se ama ou com quem se quer partilhar a vida, e também dar a conhecer alguns exemplos da superação de obstáculos e ‘coming out’ por parte de figuras públicas. O ciclo será composto por quatro sessões, divididas por duas sextas-feiras e dois sábados (15-16 e 22-23 setembro). Cada sessão será acompanhada por um debate realizado por um convidado de uma das associações a que se juntam a esta iniciativa. Pretende-se que o debate com o público contribua para o fim da indiferença e do preconceito para com a diversidade da orientação sexual e da identidade e/ou expressão de género.

“When We Rise”
Quem quer que tu sejas, tu não estás sozinho’. Foi na década de 1970, a partir de São Francisco, que homens e mulheres homossexuais perceberam que o tempo de serem ostracizados tinha que chegar ao fim. A Home of HBO, inspira-se nos acontecimentos reais que levaram ao nascimento do ativismo LGBT e à luta pelos direitos iguais, independentemente de quem se ama ou com quem se quer partilhar a vida. Com realização de Gus Van Sant, argumento de Dustin Lance Black (vencedor do Óscar em 2009 por Milk) e a participação de Whoopi Goldberg, Guy Pearce, Mary-Louise Parker, Rachel Griffiths e Rosie O’Donnell.

“Já Melhorou”
A série partilha as histórias de pessoas com notoriedade pública ou na comunidade assumidamente Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ou Intersexo – LGBTI, relatando a sua superação de obstáculos e “saída do armário” ao mesmo tempo que coloca as suas lutas e sucessos num contexto histórico. Cada episódio narra a vida de um/a interveniente, tendo como foco o “quando e como” as coisas já melhoraram para eles/as.

PROGRAMA (Maiores de 12 Anos)

15 SET (SEXTA) – Associação Tudo Vai Melhorar
21h45 – Episódio 1 “When We Rise” + Episódio Alexandre Quintanilha “Já Melhorou”
22h45 – Episódio 2 “When We Rise”

16 SET (SÁBADO) – Rede Ex Aequo
17h00 – Episódio 3 “When We Rise” + Episódio David Martins “Já Melhorou”
18h15 – Episódio 4 “When We Rise”

22 SET (SEXTA) – REDE (Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens) com o projecto “Viseu Jovem pela Igualdade” + Centro Gis
21h45 – Episódio 5 “When We Rise” + Episódio Andreo Gustavo “Já Melhorou”
22h45 – Episódio 6 “When We Rise”

23 SET (SÁBADO) – ILGA Portugal
17h00 – Episódio 7 “When We Rise” + Episódio Lourenço Ódin Cunha “Já Melhorou”
18h15 – Episódio 8 “When We Rise”

Este evento tem como parceiros a NOS Audiovisuais, Canais TVCine, Associação Tudo Vai Melhorar, Rede Ex Aequo, REDE (Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens) com o projecto “Viseu Jovem pela Igualdade” e ILGA Portugal.