/  Notícias   /  Conferência de Imprensa “Solos & Solidão”

Conferência de Imprensa “Solos & Solidão”

O Carmo 81 e o Município de Viseu convidam-no/a para a conferência de imprensa de apresentação da programação Solos & Solidão que se realiza no dia 30 de abril, às 15h00, no Carmo 81.

A diversidade e a novidade marcam o programa cultural que, pela primeira vez, vai decorrer em Viseu, em cinco meses. De maio a outubro, há espaço para o cinema, para o teatro, para a fotografia e para a música. Leonor Keil, Filho da Mãe, Jaime Raposo, Afonso Cruz, Teatro do Oprimido, Palmilha Dentada, João Cosme, entre outros, fazem parte do cartaz. Maio é o mês do Cinema, em parceria com o Cine Clube de Viseu.

O encontro conta com as presenças de Jorge Sobrado, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viseu, e Nuno Leocádio, diretor artístico.

A Acrítica – Cooperativa Cultural / Carmo 81 propõe um olhar sobre a ambiguidade da solidão. É uma programação que apresenta uma série de perspectivas, em cinco ciclos, focada nos vários custos/benefícios do isolamento humano. A atenção está na artesania própria de cada artista enquanto criador/performer solitário. Decorre em cinco meses ao longo do ano e atravessa vários domínios da arte desde o cinema, à fotografia, passando pelo teatro e música. Solos & Solidão é apoiado pelo programa municipal “Viseu Cultura”.

O espaço cultural Carmo 81 está aberto desde Agosto de 2015 com o propósito do desenvolvimento do cenário artístico da cidade. Desde então já organizou/acolheu/ apresentou cerca de 200 actividades de cinema, música, exposições, masterclasses, feiras e conversas, contabilizando quase 400 convidados (em grande maioria forasteiros) e estimando público na ordem das 10.000 pessoas. Para além da frequência própria da actividade regular do bar.

Uma recente reorganização do espaço duplicou a capacidade de público, em espectáculos, para 200 pessoas, permitindo agora uma programação de maior escala numa cidade escassa em salas de médio porte.